Associativismo

Na Pocariça existem 2 associações: Associação Musical da Pocariça e Associação Padre Manuel António Marques.


Associação Musical da Pocariça



A Associação Musical da Pocariça foi constituida em Abril de 1914 com a designação de Associação Musical Recreativa da Pocariça.
Foram seus fundadores os Srs. Manuel Magalhães Pessoa, Laurindo Mendes Fonseca, Aníbal Ribeiro Fonseca e José Francisco Paulo.

Angariando sócios e organizando o seu respectivo Fundo Social por subscrição pública e outras receitas, não tardou que fosse contratado um Mestre de música para tomar conta do ensino dos rapazes que haviam de construir a Filarmónica - principal objectivo a que visava a Associação.

Hoje, o seu nome, está lançado, contando-se no seu activo inúmeros triunfos. O 1º prémio nas Festas da Rainha Santa em 1932, a participação nas Festas de S. João no Porto em 1935, cujo êxito motivou o Presidente da Câmara da Invicta a deslocar-se á Pocariça para condecorar a Banda com a Medalha da Cidade.

Esta Associação passou a designar-se por Associação Musical da Pocariça.
Fundadora da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra, tendo participado nos seus seis encontros Destritais.
Actualmente a Banda é composta por 49 Filarmónicos.


Associação Padre Manuel António Marques


É na antiga casa paroquial da Pocariça, que Maria e Fátima Marques, duas irmãs, passaram a maior marte dos seus tempos livres.

Sobrinhas do Saudoso Padre Manuel António Marques, falecido há 3 anos, criaram uma associação com o seu nome para "perpectuar os seus ideais cristãos, numa vida dedicada a servir o próximo".

Depois de uma viagem a S. Tomé e Principe, em 2005, ficou-lhes na memória, a realidade e a vida deste país africano, que se tornou a causa da associação que apoia, também os Santomenses radicados em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário