História

Pocariça é uma freguesia portuguesa do concelho de Cantanhede e paróquia da Diocese de Coimbra.


Lugares da Freguesia
A freguesia é composta por três lugares: Arrôtas, Montinho e Pocariça.


História
Calcula-se que esta povoação tivesse sido habitada por Celtas e Turdulos Velhos. É frequente encontrarem-se moedas, mós e sepulturas.
A igreja matriz da Pocariça foi construída em 1614. Esta foi levantada no local onde existia a capela de Nossa Senhora da Ajuda. Em 1839 a freguesia aparece na comarca da Figueira da Foz e em 1852 na de Cantanhede onde continua.
Foi na freguesia da Pocariça que, pela primeira vez em Portugal se criou a "Companhia de Cristo Rei" que, por sua vez, funda a "Obra de los Sagrários" que em todas as casas da Companhia deviam funcionar.


O nome Pocariça
No tempo dos primeiros reis apareceram inúmeras referências a Porcariça, como então lhe chamavam. No entanto, a etimologia da palavra Pocariça tem dado origem a diversas dúvidas e polémicas sendo denominadas como Pucariça, Pocarina, Pocarissa e Purcariça.
No entanto, a denominação de Pocariça deriva do português antigo que significava Porcariça, o mesmo que porqueira ou guardadora de porcos e documenta isso com os Costumes e Posturas de Évora, de 1264.
Não desejando entrar em longas divagações etimológicas podemos admitir, também que, uma versão que se manteve durante alguns anos e na qual se dizia que Pocariça seria, no seu princípio constituída por duas palavras: Porca e Riça que seriam a alusão à existência na povoação de uma porca de cor castanha e de cerdas crespadas, animal esse de estimação não só pela sua cor e qualidade do seu pêlo rijo, mas também, por constituir uma raridade e daí darem o nome à localidade. Deve tratar-se de uma lenda posta a correr há bastantes anos atrás.


Sem comentários:

Enviar um comentário