Património

Nasceram na Pocariça o compositor António Lima Fragoso, a atriz Auzenda de Oliveira, a Dª Maria de Luz Ribeiro Pessoa e o Padre Manuel António Marques.

António Lima Fragoso nasceu nesta aldeia a 17 de Junho 1897. Apesar de ter falecido bastante jovem, aos 21 anos, estes foram o suficiente para deixar a sua marca, de um génio compositor musical.

Faleceu a 13 de Outubro de 1918.



O Padre Manuel António Marques, que nasceu a 01/10/1913 e faleceu a 27/04/2004.







Auzenda de Oliveira nasceu a 20 de Março de 1888 na Pocariça e faleceu a 1960. Foi uma popular e notável actriz do teatro musicado. A sua estreia realizou-se na cidade de Beja, em 1902, em condições interessantes.






Maria da Luz Ribeiro Pessoa é natural de Penafiel onde nasceu a 28 de Abril de 1933, reside na Pocariça desde 1955. A sua dedicação ao bem comum, levou a que os Pocaricenses em 1993 lhe prestassem uma homenagem. Esta ajudava os trabalhadores e empregados fornecendo medicamentos e cuidados médicos gratuitamente.



Na Pocariça podemos encontrar: a sua igreja matriz, a capela de S. Tomé, capela da Nossa Senhora das Dores, o Cruzeiro quinhentista e o Palácio da Pocariça.



Igreja Matriz



A igreja matriz da Pocariça foi construída em 1614. Esta foi levantada no local onde existia a capela de Nossa Senhora da Ajuda. Em 1839 a freguesia aparece na comarca da Figueira da Foz e em 1852 na de Cantanhede onde continua.


Capela de S. Tomé


A capela de São Tomé é muito interessante, do ponto de vista arquitectónico. A estrutura ostenta uma traça setecentista, ao gosto barroco, correspondente a uma reedificação de anterior templete, fundada em 1729.

Capela da Nossa Senhora das Dores


A capela da Nossa Senhora das Dores foi fundada em  1908.

Cruzeiro Quinhentista


Este é um Cruzeiro quinhentista, constituído por um embalsamento quadrangular de três degraus, sobre este erguem-se quatro colunas de fustes canelados. Assentam sobre estas um entablamento por uma  cúpula sustentada por quatro colunas caneladas.
Este cruzeiro foi objecto de restauro em 1940.



Palacio da Pocariça


Neste palácio vivia uma pessoa muito rica, que dava emprego a quase toda a freguesia.












Sem comentários:

Enviar um comentário